terça-feira, 20 de novembro de 2012

Proposta da disciplina


O título deste post é "Proposta..." porque sempre é possível rever, modificar, criar, inovar e melhorar os métodos de busca pelo conhecimento. 
Desta forma, estaremos o tempo todo revendo nossa prática, para assim, tomar consciência de quem somos, do que buscamos, para onde queremos ir e, principalmente, o que queremos nos tornar.
Deixem eu lhes falar um pouco sobre esta disciplina no contexto da Biblioteconomia...
A proposta desta disciplina se baseia em conteúdos voltados para a teoria da Representação Temática que tem suas raízes na classificação do conhecimento. Esta, surge com base na filosofia Aristotélica, sendo Aristóteles um dos pioneiros na arte da classificação do conhecimento humano.
A importância da classificação do conhecimento permanece viva até os dias de hoje, quando passamos a adotar as ontologias para classificar o conhecimento, com o auxílio da máquina.
No entanto, outros instrumentos para classificar o conhecimento são utilizados no âmbito da Biblioteconomia. Alguns deles são os sistemas de classificação (CDD, CDU, Colon Classification, etc), os quais serão seus aliados no decorrer do curso e de suas vidas profissionais, e foram criados por pensadores que nos deixaram como legado, sua visão de mundo, seu modo de interpretar o conhecimento e o formato desta interpretação. Daqui para frente, durante todo o curso, estes sistemas serão visitados, revisitados e utilizados por vocês, estudantes de Biblioteconomia.
Começaremos os estudos pelas bases filosóficas e depois partiremos para as teorias contemporâneas da classificação moderna.
O roteiro deste estudo tem como proposta inicial:

 EMENTA DA DISCIPLINA
Fundamentos de representação temática.
Princípios e métodos aplicáveis ao processo de análise temática documentária e à representação do conteúdo informacional dos registros do conhecimento. 
Teoria da classificação aplicável aos sistemas de classificação, listas de cabeçalhos de assuntos, tesauros e ontologias.

METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas. Seminário de pesquisa.


AVALIAÇÃO 
1º bimestre: 1 prova (7 pontos), perguntas sobre texto da Clarinda Lucas (1 ponto), 1 resenha (1 ponto)glossário (1 ponto).
2º bimestre: Seminário (3 pontos), 1 resenha (2 pontos) e 1 prova (5 pontos).


Referências adotadas

Básica
CAMPOS, Maria Luiza de Almeida. Linguagem documentária: teorias que fundamentam sua elaboração.Niterói, RJ: EdUFF, 2001.
DIAS, E. W.; NAVES, M. M. L. Análise de assunto: teoria e prática. Brasília: Thesaurus, 2007.LUCAS, C. Leitura e interpretação em biblioteconomia. Campinas: Unicamp, 2000.
FONSECA, Edson Nery da. Apogeu e declínio das classificações bibliográficas. [* Palestra proferida durante a Conferência Brasileira de Classificação Bibliográfica, Rio de Janeiro, 12-17 set. 1976.] Disponível em: http://www.conexaorio.com/biti/nery/index.htm Acesso: 16 nov. 2012.
KAULA, Prithvi N. Repensando os conceitos no estudo da classificação. Disponível em:http://www.conexaorio.com/biti/kaula/index.htm Acesso em: 16 nov. 2012.
LUCAS, Clarinda. Leitura e interpretação em Biblioteconomia. Campinas, SP: UNICAMP, 2000.
NAVES, Madalena Martins Lopes; KURAMOTO, Helio. Organização da informação: princípios e tendências. Brasília: Briquet de Lemos, 2006.
PIEDADE, Maria Antonietta Requião. Introdução à teoria da classificação. Rio de Janeiro: Interciência, 1977. 

Complementar
BREITMAN, Karin Koogan. Web semântica: a internet do futuro. Rio de Janeiro: LTC, 2010.
DAHLBERG, Ingetraut. Teoria do conceito, Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 7, n.2, p. 101-107, 1978. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1680/1286 Acesso em: 16 nov. 2012.
FEITOSA, Ailton. Organização da informação na web: das tags à web semântica. Brasília: Thesauro, 2006. 
FOSKETT, A. C. A abordagem temática da informação. São Paulo: Polígono, 1973.
LANGRIDGE, Derek. Classificação: abordagem para os estudantes de biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 1977.
SILVA, Fabiano Couto Correa da; SALES, Rodrigo. (Org.). Cenários da organização do conhecimento: linguagens documentárias em cena. Brasília: Thesauro, 2011.



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